sexta-feira, 6 de abril de 2012

Teatro Tereza Rachel reabre


O Teatro Tereza Rachel acaba de ser reinaugurado. Sob novo nome. Mas em homenagem a sua fundadora, manteve-se o nome da sala de espetáculos como Tereza Rachel.






Projetado em 1958 pelo arquiteto Henrique Mindlin, o teatro, localizado no bairro de Copacabana, foi inaugurado em 14 de outubro de 1971 pela atriz que lhe dá o nome, com um show de Gal Costa, em uma temporada de apresentações que seriam registradas no disco ao vivo Fa-Tal - Gal a Todo Vapor. Em seu palco, vários sucessos da dramaturgia brasileira e internacional foram apresentados, entre eles Um Bonde Chamado Desejo, de Tennessee Williams e os musicais Gota d'Água, de Chico Buarque de Hollanda e Paulo Pontes, e A Chorus Line, de Michael Bennett.

Entre os grandes nomes das artes dramáticas que lá se apresentaram, estão Paulo Gracindo, Bibi Ferreira, Marília Pera, Sérgio Brito e Juca de Oliveira, além de músicos e cantores como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Novos Baianos e Luiz Gonzaga..

Usado como espaço para pregações religiosas da Igreja Universal do Reino de Deus entre 2001 e 2008.Em 2004, o teatro foi tombado pela prefeitura do Rio de Janeiro. Entre 2008 e 2011, o espaço foi usado pelos diretores e produtores teatrais Cláudio Botelho e Charles Möeller como local de ensaios e seleções de elenco dos musicais produzidos pela dupla no Rio de Janeiro. Em 2011, foi arrendado pelo produtor cultural Frederico Reder, da Brainstorming Entretenimento. Depois de uma grande reforma reabrirá em 6 de abril de 2012, com o espetáculo BIBI, com Bibi Ferreira e orquestra, no qual a atriz-cantora faz um grande passeio pelos seus 70 anos de carreira, comemorando seus 90 anos de vida, interpretando canções de Amália Rodrigues, Edith Piaf e compositores brasileiros, além de contar histórias dos bastidores do teatro Brasileiro. Tendo a empresa de telecomunicações NET como patrocinadora oficial, passa a se chamar Theatro NET Rio.

Para ampliar o espaço, foram arrendados mais três imóveis (dois antiquários e um estúdio fotográfico), aumentando o teatro de 1.300 metros quadrados para 1.500, com duas salas de espetáculos. A maior, batizada de Sala Tereza Rachel, tem capacidade de 789 lugares, e a menor, Sala Paulo Pontes, contará com 200 lugares. Ambas as salas dispõem da mesma estrutura, apenas com a diferença de tamanho.

(FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Teatro_Tereza_Rachel)





O Rio vai voltar a ter o antigo Teatro Tereza Rachel, em Copacabana, dessa vez com o nome de Theatro Net Rio, e volta dia 4 de abril totalmente reformulado graças a um patrocínio da Net. O show de abertura do local será de Bibi Ferreira, com seu show “Bibi” comemorando seus 90 anos.
“É uma grande honra inaugurar o teatro com uma temporada de Bibi Ferreira. Diante da falta de palcos no Rio de Janeiro e apenas um teatro na Zona Sul com mais de 700 lugares, é uma grande alegria presentear o Rio de Janeiro com o Theatro NET Rio. Principalmente por vivermos numa época em que sofremos com o fechamento do Villa Lobos, Canecão, entre outros palcos”, conta Frederico Reder, criador do Circo Reder e produtor teatral de sucessos como “Tango, Bolero e cha cha cha” e “O Pacto das 3 Meninas”. “Para homenagear a fundadora e o antigo nome da casa, batizamos o teatro de 789 lugares de ‘Sala Tereza Rachel’.”
(FONTE: http://www.diariodorio.com/teatro-tereza-rachel-reabre/)


O local é o mesmo, no segundo piso do shopping da Rua Siqueira Campos 143, em Copacabana. No foyer, haverá fotos e cartazes de peças e shows que tornaram célebre o teatro. Pouca coisa além disso lembrará que no espaço do novo Tereza Rachel, com reabertura prevista para o fim deste mês, existiu o velho Terezão.- Ficou o melhor: a história e o cimento - diz Frederico Reder, o produtor que arrendou o teatro da atriz Tereza Rachel por dez anos e está comandando uma reforma radical em que só sobrou mesmo o cimento do piso e das paredes.
Até o nome mudou: Teatro Net Rio - Sala Tereza Rachel. Por meio da chamada Lei do ICMS, de dedução fiscal, e também com investimento direto, a empresa será a patrocinadora do espaço. Ou melhor, dos espaços, pois ainda no primeiro semestre será inaugurada a Sala Paulo Pontes, no passado apenas um local para ensaios. Ela terá cerca de 200 lugares, enquanto o Terezão, fazendo jus ao apelido, terá 789.

- Não posso ignorar a história deste teatro. Os deuses não me perdoariam. O perfil da programação será o mesmo que o teatro tinha e que foi a razão de seu sucesso: diversidade e liberdade de expressão. É a cara de Copacabana - afirma Reder.
(FONTE: http://br.mulher.yahoo.com/teatro-tereza-rachel-reabre-fim-m%C3%AAs-totalmente-reformado-110000332.html)

Nenhum comentário:

Postar um comentário