terça-feira, 3 de abril de 2012

Entrevista em O CRUZEIRO (1975)


PARTE DA MATÉRIA : TEREZA RACHEL O MONÓLOGO DO SUCESSO


UMA TENTATIVA DE AUTODEFINIÇÃO

Tereza Rachel é uma dessas poucas criaturas do metiér que diz não separar a condição de atriz da de mulher. Acha que “essas coisas estão interligadas”. Radicaliza: “Pelo menos, comigo é assim”.
A seguir, colocada a questão, faz uma espécie de monólogo numa tentativa de autodefinir-se:
 Acho que estou realizando os meus sonhos de adolescência, o que considero muito importante. Procuro ser coerente comigo mesma e não perder a fé nas minhas crenças. Acreditar-se no que se faz é essencial. Minha geração é uma geração comprometida em fazer um bom teatro, um teatro baseado na cultura. Uns permaneceram fiéis a este ideal, outros não. Eu acho que posso me colocar entre os primeiros: fiel a meus ideais e a mim mesma. Sou muito sensível e me considero, sob um certo aspecto, muito infantil. Acho que ainda estou crescendo. Este crescimento vem sendo feito à custa de muito sofrimento. Aliás, considero o ser adulto aquele que é capaz de suportar o sofrimento. Eu ne sempre sei fazer isso. Caio de quatro muito facilmente. Mas tenho um força de vontade muito grande. A adversidade me dá forças. O que certas pessoas tiram de letra, eu não tiro. A rejeição, por exemplo, me é muito dolorosa. Eu preciso de ser amada. A cada dia que passa eu tento me conhecer melhor. Sou forte e frágil ao mesmo tempo. Burilo minha personalidade continuamente. Gostaria de nunca perder o meu entusiasmo. Só gosto de fazer as coisas com arrojo, com paixão e com ansiedade. Às vezes, até com voracidade. Tenho as minhas fases de medo e de coragem. Sou uma pessoa de altos e baixos. Quando estou bem, numa boa, me sinto segura e sou capaz de projetos incríveis. Dá-se o contrário, isto é, me sinto insegura quando estou em fase de maré baixa. Mas a insegurança faz parte da condição humana. Todos nós temos um pouco de insegurança. Quanto às companhias, fujo dos chatos e dos burros. A burrice incomoda, antes de tudo, e eu costumo dizer que suporto os chatos tomandoessas pessoas em doses pequenas. Sinto, muitas vezes, necessidade de solidão, sobretudo quando estou numa fase de comunicação intensa, quando estou de bem com a vida, com os outros e comigo mesma numa fase de muita produtividade. Mas gosto da solidão como uma opção, a solidão escolhida. Considero-me uma pessoa supermoralista, apesar do esforço que a gente faz para se despir da educação que nos foi transmitida, de toda carga negativa e puritana que a gente recebe, como foi a minha formação, e da qual a gente procura se libertar no bom sentido. Mas no fundo eu sou uma supermoralista. Mas isso em relação a mim mesma, não em relação aos outros. Ser moralista, para mim, é não fazer o mal, é trilhar o caminho certo, honesto, não construir a sua felicidade em cima da infelicidade dos outros.


(…) Ao concentrar-se nas figuras humanas , põe em destaque seu ex-marido e sua irmã, pessoas, segundo a atriz, dotadas de uma generosidade incomum, de um despojamento total, em todos os sentidos. Seu marido combatia a sua “moral de monja” e abriu-lhe os caminhos da vida. “É um homem de uma grandeza fora do comum, com uma maneira de dar-se e de amar acima de todas as medidas e padrões, de uma infinita solidariedade”. Realça as mesmas virtudes na pessoa de sua irmã, “parte vital na minha vida, de uma dedicação a toda prova”. E diz mais: “Uma criatura de uma fantástica coragem em relação às porradas da vida e que coloca a sua pessoa sempre em último lugar, vivendo em função dos outros, dotada de um altruísmo quase que absoluto”.
Ao falar nessas pessoas pelas quais nutre imensa admiração, amor e respeito, Tereza Rachel parece transfigurar-se.
Na Praça Nossa Senhora da Paz, enquanto posa para algumas fotografias que ilustram esta reportagem, o fotografo lhe chama a atenção para não ferir-se nos espinhos dos canteiros floridos, ao que a atriz retruca:
 Os espinhos que eu mais temo são as porradas da vida. Estes aqui eu tiro de letra.

( O Cruzeiro, Rio de Janeiro, 2 de Abril de 1975)

Nenhum comentário:

Postar um comentário